
a economia so' vive enquanto ajudar o homem a produzir mais e melhor;
os seus principios e as ferramentas q dai' resultam tornam-se mais uteis, quanto mais conseguirem satisfazer necessidades, quanto mais conseguirem criar bem-estar.
estruturadamente, esta busca constante leva-nos a novos e superiores estados de desenvolvimento, promovendo e fomentando a paz.
Nunca como hoje esta vertente mais estrategica e global da economia tinha sido tao sublinhada e louvada - a academia sueca acaba de atribuir o nobel dos nobeis a Muhammad Yunus e ao seu Grameen Bank.
no essencial o galardao premeia a nocao e o produto "microcredito", enaltecendo o seu enorme contributo para a paz.
Muhammad Yunus esta' de parabens, mas nao sera o unico, este nao deixa de ser um marco e um premio importante para todos os economistas que estudam e desenvolvem novos modelos e paradigmas.
1 Comments:
O que eu acho fantástico no microcrédito é a reduzidíssima % de crédito mal parado!! E como é que isso é possível tendo em conta o expectável nível elevadíssimo de risco subjacente às operações?
Quando pedimos crédito à habitação temos que dar a hipoteca da casa, para além do seguro de vida. No caso do microcrédito ele è atribuído a grupos de pessoas - se uma falhar na amortização do empréstimo todo o grupo deixará de poder obter crédito no futuro!! Ou seja: o risco de incumprimento do financiador é compensado pelo risco de exclusão social ou mesmo de morte de cada um dos indivíduos financiados!!!
Post a Comment
<< Home