Thursday, July 05, 2007

Caramulo quer impôr-se como destino de férias «na moda»

Conhecido pelos «bons ares» que em tempos o tornaram na maior estância sanatorial da Península Ibérica, o Caramulo quer agora ser um destino «na moda» para férias e fins-de-semana, no âmbito de uma estratégia definida pelas suas principais entidades.

Os responsáveis do museu (que integra colecções de automóveis e de arte), do hotel de quatro estrelas (que desenvolveu o primeiro SPA em Portugal), da empresa de actividades outdoor Desafios e da Junta de Freguesia do Guardão uniram-se para, a partir deste Verão, fazer do Caramulo um destino privilegiado.
«O objectivo comum é a promoção do Caramulo. Não só da vila, mas de todas as freguesias e aldeias que a compõem», explicou à Agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Pedro Adão. O autarca considera que o Caramulo «tem potencialidades para se desenvolver em várias áreas», mas admitiu que tem tido dificuldades em captar investimentos. «Tenho dito que o concelho de Tondela tem apostado muito em zonas industriais e que falta a última, que é a do Caramulo: não são fábricas mas é o turismo, social e de saúde, hoje uma área que em grande projecção», frisou.
Como «numa zona destas não se pode viver isoladamente, tem de haver cooperação», pelo que a Junta de Freguesia e as três entidades privadas prometem trabalhar em conjunto a partir de agora. Pedro Adão admitiu que o trabalho foi feito um pouco «em cima da hora», atendendo a que muitas pessoas estão de férias ou já as programaram, mas está optimista.«Há aquelas pessoas que marcam uma semana na praia e deixam outra para passear ou para escolher outros sítios. É com elas que estamos a contar», afirmou.

Na opinião do director do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia, o motivo que atrai as pessoas ao Caramulo é o mesmo que, nalguns casos, retrai os investidores.«O que pode tornar este destino apetecível é, da mesma maneira, o que afasta por vezes investidores. As pessoas estão habituadas a ir para as praias, que estão cheias, lotadas, onde é muito difícil ter boa qualidade por um preço acessível», referiu.Já o Caramulo «em muito espaço, animação, actividades para todos os gostos» mas, por outro lado, como não é ainda «um destino de massas, afasta um bocado os investidores, que normalmente procuram rentabilidade».Todas as entidades têm disponíveis programas e iniciativas para atrair as pessoas ao Caramulo.O hotel preparou promoções, como «pague dois dias fique três», novos menus e programas de SPA renovados e a empresa Desafios Caramulo actividades específicas para o Verão.O museu - que no ano passado foi visitado por cerca de 35 mil pessoas - tem programas para as famílias e outros tipos de grupos e a Junta de Freguesia do Guardão promove percursos pedestres.«Penso que o Caramulo já era um destino de férias e de Verão, pelo menos nós sempre sentimos no museu 'picos' nessas alturas. Mas acho que cada vez estamos a oferecer mais e estamos melhor preparados para receber os visitantes», sublinhou Tiago Patrício Gouveia.

Todas as informações necessárias para quem quer visitar o Caramulo passarão, a partir da próxima semana, a estar disponíveis numa página da Internet.Isto porque, como contou o director do museu, «estas informações não estavam juntas em lado nenhum, nomeadamente o horário da farmácia ou dos transportes».O director do Hotel do Caramulo, António Júnior, está satisfeito com a ocupação, mas considera que se deve sempre tentar ir mais além.«Basta dizer que o hotel e a estalagem estão praticamente ocupados a cem por cento todos os fins-de-semana do ano», sublinhou, acrescentando que, durante a semana, por exemplo, existe o programa «Caramulo sobre rodas», «extremamente barato, que inclui estadia no hotel, bilhete para visita aos museus e ainda desconto nas refeições e nos tratamentos de SPA».«Tem havido procura, mas queremos sempre um incremento», acrescentou.Segundo António Júnior, 95 por cento dos clientes são portugueses, chegando ao Caramulo sobretudo dos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home